Imprensa

"USD 50 biliões poderão ser investidos na exploração de gás natural na bacia do Rovuma" - PR

08/07/2019 07:48

Cinquenta biliões de dólares americanos poderão ser investidos nos próximos dez anos no país, na exploração do gás natural da bacia do Rovuma.

A informação foi partilhada pelo presidente da República no jantar de retribuição ao seu homólogo Marcelo Rebelo de Sousa, no âmbito da visita de estado a Portugal.

O projecto de liquefacção do gás natural em terra, do consórcio liderado pela ENI-EXXON MOBIL, com a participação da Galp é um dos grandes investimentos em perspectiva.

“ Estão em curso também na bacia do Rovuma os trabalhos  de construção da plataforma flutuante que irá produzir gás natural liquefeito na área 4 que além de oportunidades de ganho e negócio,  vai transformar por completo a  economia nacional ”, frisou.

Em Junho último, o país testemunhou a Decisão Final do Projecto de exploração do gás natural, na área 1 da bacia do Rovuma, num investimento de cerca de 23 biliões de dólares, o maior da história.

“ Com oportunidades de o empresariado português, em parceria com o moçambicano, de explorarem as imensas oportunidades de negócios que se despontam. A nossa aposta reside na criação de cadeias de valor em torno dos recursos naturais de Moçambique, privilegiando a sua transformação e beneficiação local, tirando proveito dos incentivos que o governo oferece no quadro da estratégia de industrialização e aprimorando o conteúdo local. Já dissemos abertamente que as rendas provenientes das receitas dos hidrocarbonetos serão investidas na diversificação da nossa produção e nos sectores socais, com destaque para a educação e saúde” disse o Presidente da República, falando da expectativa em torno dos projectos de exploração do gás natural na bacia do Rovuma.(RM)