
"Transferências dos reclusos é movimentação interna": Joaquim Veríssimo

O Ministro da Justiça e Assuntos Constitucionais e Religiosos, Joaquim Veríssimo, esclarece que a movimentação dos oito detidos transferidos da Cadeia de máxima segurança B.O. para as celas do SERNIC, na Matola, resulta de um processo normal da movimentação de internos.
A transferência dos detidos já era tema de comentários nas redes sociais, seguindo-se ao dado avançado, esta quarta-feira, onde o Ministério Público veio confirmar que, de facto, o grupo de acusados pelo envolvimento no esquema das dívidas, saiu do Estabelecimento Penitenciário da Machava para as celas do Serviço Nacional de Investigação Criminal.
Entretanto, a Procuradoria-Geral da República referia que qualquer esclarecimento sobre esta transferência deveria ser solicitada ao Serviço Nacional Penitenciário (SERNAP).
O Ministro da Justiça e Assuntos, Constitucionais e Religiosos, Joaquim Veríssimo, disse que este é um movimento normal da gestão do sistema penitenciário.
Joaquim Veríssimo falava, esta quinta feira, à margem do sexto Conselho Coordenador do Serviço Nacional Penitenciário, que decorre em Maputo.
As discrepâncias na hierarquia da cadeia do comando da instituição e o défice no rácio guarda/ recluso, entre outras preocupações de índole financeira, mereceram debate no encontro.
O ano passado, vinte e cinco agentes penitenciários foram expulsos por desvios de ética e deontologia, casos que incluem casos de despromoção, multas, repreensões e advertências.(RM)