
Produção da castanha de caju regista crescimento no país

O Ministro da Agricultura e Segurança Alimentar, Higino Francisco de Marrule, disse que o sector registou um crescimento assinalável na produção da castanha de caju, no presente quinquénio.
O governante falava em Maputo, semana finda, na abertura da Primeira Sessão do Conselho Técnico do Instituto de Fomento de Caju, INCAJU.
De acordo com o Portal electrónico do Ministério da Agricultura e Segurança Alimentar, o dirigente disse que o INCAJU atingiu uma produção de cerca de 140 mil toneladas em 2018-2019, contra 80 mil no período de 2014-2015.
O Ministro da Agricultura e Segurança Alimentar explicou ainda que, o preço de referência ao produtor traduz a vontade expressa de assegurar que todos os actores da cadeia de caju sejam remunerados de forma razoável e equitativa.
O dirigente entende que essa é a condição básica para mais envolvimento e comprometimento do produtor, no fomento, processamento, comercialização e industrialização do caju e consequente crescimento sustentável do subsector.
Segundo o governante, depois de um período conturbado, nos finais da década 90, decorrente das mudanças estruturais ocorridas na economia do país, nos últimos anos, o subsector vem registando níveis de crescimento encorajador.
Os dados do sector indicam que a indústria da castanha de caju, emprega actualmente mais de dezassete mil trabalhadores. (RM)