
Presidente da República recebe cartas credenciais de seis diplomatas

O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, recebeu na manhã de hoje, no seu Gabinete de Trabalho, cartas credenciais de seis diplomatas da Ásia, Europa e América do Sul.
Trata-se dos Rajeev Kumar, Alto Comissário Designado da República da Índia; Anuruddha Kumara M. Mih, Alto Comissário Designado da República Democrática Socialista do Sri Lanka; Aud Marit Wiing, Embaixadora Designada do Reino da Noruega; Tobias E. Rehfeld, Embaixador Designado do Reino da Dinamarca; Jorge Félix R. Correa, Embaixador Designado da República do Peru.
Falando no fim da cerimónia, o Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, José Pacheco, afirmou que o acto enquadra-se no reforço das relações de cooperação e amizade entre a República de Moçambique e os países que os diplomatas passam a representar no em Moçambique.
"A nossa prioridade é a cooperação económica, com enfoque nas quatro áreas prioritárias, que também não abafam as outras áreas transversais, como a saúde, educação e outras áreas sócio-económicas", referiu.
Para o chefe da diplomacia moçambicana, as trocas comerciais entre Moçambique e os países em referência, é uma das áreas que veio à tona, destacando o exemplo do Sri-Lanka, que tem interesse no carvão mineral moçambicano para reforçar a sua capacidade de geração de energia.
"Foi um momento da actualização da estratégia da diplomacia económica", disse. (PR)