
Presidente da República procede ao lançamento da APA - Maputo

O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, procedeu, ontem, ao lançamento da Área de Protecção Ambiental de Maputo, cuja gestão está a cargo da Administração Nacional das Áreas de Conservação (ANAC).
Durante a sua intervenção, o Chefe do Estado disse que no ciclo de governação prestes a findar não se mediram esforços pela defesa da natureza, e que Moçambique tem tudo para ser líder na área de conservação desde que isso traga benefícios para o país.
“Este foi um ciclo que tentamos no máximo defender a natureza. Há muita coisa que foi feita, não obstante ainda faltar muito por realizar, por isso merecemos ser líderes na conservação, mas para tirarmos os devidos benefícios", disse Nyusi.
O Presidente Nyusi também destacou a importância da liderança no sucesso da implementação de políticas na área de conservação, referindo que o líder que não influencia inspiração nos seus colaboradores normalmente só sai a perder.
"É preciso confiar e acreditar nas pessoas. A razão do sucesso nos programas de conservação é resultado de terem acreditado em vocês mesmos e terem dado oportunidade a mais gente", afirmou.
Anotou que é um marco a registar o facto de actualmente a Reserva de Maputo ter mais elefantes do que no passado, ao ponto de se equacionar repovoar outras áreas recorrendo a ela.
"Encorajo para que isso seja apenas ponto de partida porque o país é vasto e tem muitas potencialidades por serem exploradas dessa mesma forma", disse o Presidente da República.
A Área de Protecção Ambiental de Maputo foi aprovada por Decreto na última sessão do ano e do presente ciclo de governação de Conselho de Ministros, realizada terça-feira da semana em curso.
A decisão visa potenciar a gestão integrada da paisagem com qualidades estéticas, ecológicas, culturais específicas e excepcionais dentro dos limites da área que compreende a Reserva Especial de Maputo, a Reserva Marinha da Ponta do Ouro e a Reserva Parcial da Ilha da Inhaca. (PR)