
Presidente da República mantém conversa telefónica com homólogo do Malawi

O Presidente da República Filipe Nyusi, manteve, esta segunda-feira, uma conversa telefónica com o Presidente da República do Malawi, Lazarus Chakwera, na qual os dois estadistas partilharam assuntos de interesse comum para os dois países.
Durante a conversa, o Chefe do Estado moçambicano reiterou a sua felicitação ao homólogo pela eleição ao cargo de Presidente da República do Malawi.
Na mesma ocasião, o Presidente Nyusi saudou o estadista malawiano pelo 56º aniversário da independência da República do Malawi, que se comemora hoje, dia 06 de Julho, tendo agradecido o convite formulado para participar nas celebrações centrais da efeméride.
Os dois estadistas analisaram igualmente questões sobre o combate à COVID-19, onde o Presidente Nyusi partilhou a experiência de Moçambique na luta contra esta pandemia planetária.
Por seu turno, o Presidente Chakwera explicou ao Chefe do Estado moçambicano que está a tomar diversas medidas, razão pela qual decidiu cancelar a cerimónia de grande dimensão de celebração do aniversário da Independência do seu país, que estava prevista para ter lugar no Bingu National Stadium.
Ainda na conversa, os Estadistas manifestaram o interesse de desenvolver relações de cooperação no âmbito da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), particularmente como irmãos naturais.
Outro tema que mereceu maior atenção dos dois governantes foi a cooperação no âmbito da Defesa e Segurança, com destaque para o combate ao terrorismo, onde o Presidente Lazarus Chakwera condenou as acções terroristas no norte do país, e manifestou o seu apoio de modo a garantir a paz na região.
O Chefe do Estado moçambicano manifestou o interesse pessoal de cooperar com o Presidente malawiano e convidou-o a visitar Moçambique, logo que as condições estiverem criadas. (RM)