
Presidente da República inicia esta 2ª feira uma visita à Itália

O Presidente da República, Filipe Nyusi, efectua a partir desta segunda-feira uma visita de três dias à República Italiana.
A visita surge a convite do seu homólogo italiano Sergio Mattarella. Moçambique e Itália pretendem reforçar a cooperação bilateral e internacional em diversas áreas com destaque para os sectores de agricultura, agronegócios, exploração de recursos minerais, particularmente do gás e petróleo.
A deslocação de Filipe Nyusi à Itália, é também uma oportunidade para o dois estados definirem estratégias para o reforço das relações políticas, económicas e empresariais.
O Chefe do Estado vai proceder à abertura do Fórum empresarial Moçambique-Itália, participar em Milão na Conferência económica da Associação Nacional de Engenharia de Unidades Industriais e dirigir um encontro com a comunidade moçambicana residente na Itália.
Entretanto, sobre as missões empresariais, o sector privado pretende reforçar a cooperação com a classe empresarial italiana nos domínios de agricultura, transportes, turismo, exploração de petróleo e gás entre outras áreas de interesse económico.
Para a materialização deste objectivo uma missão constituída por cinquenta e três empresários, integra a comitiva presidencial que inicia uma visita à Itália, esta segunda-feira.
O Presidente da Confederação das Associações económicas de Moçambique (CTA) Agostinho Vuma reconhece que as relações políticas dos dois países são boas e com esta visita, se pretende reforçar o intercâmbio no sector da economia, particularmente nas trocas comerciais. (RM)