
Presidente da República dirige Conferência Internacional de Doadores

O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, dirigiu, ontem a cerimónia oficial da abertura da Conferência Internacional de Doadores que decorre na Cidade da Beira sob o lema "Por uma recuperação rápida, resiliente e inclusiva" e que juntou mais de 400 pessoas.
Na sua intervenção, o Chefe do Estado disse que todas as promessas feitas de ambas as partes só se vão tornar efectivas com a estabilidade e a paz, assegurando que o Governo tudo fará para o alcance deste objectivo.
"Tudo faremos para honrarmos os apoios dos nossos amigos. Nesta semana voltarei a trabalhar arduamente para ver se conseguimos ter a paz efectiva em Moçambique. Referiram-se aqui à questão de liderança em todo este processo. Estou aqui com todo o meu Governo", sublinhou.
O Presidente Nyusi frisou ainda que serão aprimorados princípios de inclusão necessária para que as áreas afectadas sejam reconstruídas em tempo recorde, reiterando o compromisso de combater a corrupção pela adopção de mecanismos de transparência porque, segundo frisou, ela não dá espaço a actos de corrupção.
"Foi por isso que solicitei que o comunicado final desta conferência fosse lido aqui para que todos conheçam os resultados do trabalho que fizemos", disse, acrescentando que o Gabinete de Reconstrução pós-Ciclones Idai e Kenneth deverá ser auditado e todos os trabalhos fiscalizados.
Durante a sua intervenção, o Presidente da República enfatizou que antes destas calamidades o país estava a sair devagar, mas seguramente, da crise financeira, porém, haverá um abrandamento do crescimento do Produto Interno Bruto e o aumento do défice orçamental. (PR)