
No âmbito da Edição 2019 das VP´s: PR escala distrito de Mapai

O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, escalou ontem o distrito de Mapai, no início da Edição 2019 das Visitas Presidenciais (VP´s), sendo que Mapai foi a porta de entrada na província de Gaza, que este ano é a primeira a ser visita pelo Chefe do Estado.
Falando sobre os objectivos da visita, Nyusi disse que a mesma tem por objectivo avaliar o grau de cumprimento das promessas feitas no seu manifesto eleitoral junto da população e autoridades locais, pois 2019 é o último ano do presente ciclo governativo.
Em Mapai, o estadista moçambicano, dirigiu um comício popular bastante concorrido, onde lançou um apelo vigoroso ao combate cerrado contra todas as formas de corrupção, um fenómeno que continua a dificultar o desenvolvimento de Moçambique e incentivou a população a continuar com o aumento da produção, tendo dito que queremos consumir produtos locais, concretamente, galinhas e ovos entre outros.
Para o efeito, Nyusi defende o envolvimento de todos os segmentos da sociedade, cada um assumindo a sua responsabilidade no respectivo sector de actividade.
O Presidente Nyusi, falando particularmente da província de Gaza, disse que há vários indivíduos indiciados de corrupção que neste momento se encontram detidos. Este ano, alguns funcionários dos Serviços de Migração nesta província foram detidos, em conexão com actos de corrupção e falsificação de documentos.
Neste âmbito, destacou algumas realizações em todos os pilares que nortearam o manifesto eleitoral, particularmente a consolidação da paz, unidade nacional e da democracia, bem como o desenvolvimento do capital humano, infraestruturas e gestão sustentável dos recursos naturais, entre outras.
As realizações incluem a construção salas de aulas e de unidades sanitárias, bem como o respectivo equipamento, abertura de mais fontes de abastecimento de água, incremento dos níveis e produção e produtividade.
O Presidente Nyusi anunciou ainda, no comício popular em Mapai, que as obras de asfaltagem da estrada Caniçado/Chicualacuala, interrompidas em 2011 por insuficiência de fundos, deverão ser retomadas brevemente.
“Conseguimos algum dinheiro. As propostas vão ser abertas no dia 07 de Agosto próximo. Depois veremos as obras a fluírem”, disse Nyusi, dirigindo-se à população que, na sua mensagem pediu, entre outras coisas, a conclusão daquela infraestrutura vital para a zona norte de Gaza, uma via que também estabelece a ligação com o vizinho Zimbabwe.
A outra preocupação apresentada pela população foi a materialização do projecto da.
Sobre a Barragem de Mapai, o Chefe do Estado revelou que já foi feito o estudo básico e que um concurso para um estudo detalhado foi lançado a 17 do mês passado. Disse que os resultados deste concurso serão conhecidos no dia 05 do próximo mês.
Na componente externa, segundo Nyusi, o destaque vai para a diplomacia económica, cujos progressos permitiram restaurar a confiança dos investidores e a comunidade internacional em geral.
Anotou, porém, que estas realizações foram conseguidas no meio de várias adversidades como calamidades naturais e falta de fundos, depois que os parceiros suspenderam o apoio ao orçamento, na sequência do problema de dívidas.
Ainda em Mapai, o Presidente da República manteve um encontro com representantes da sociedade civil e um outro com funcionários públicos na vila sede do distrito. (PR)