
Moçambique ratifica donativos de 139 milhões para infra-estruturas

O Conselho de Ministros de Moçambique ratificou, esta terça-feira, três donativos que totalizam 139 milhões de euros da Associação para o Desenvolvimento Internacional (ADI), destinados ao apoio a infra-estruturas destruídas pelas calamidades naturais nas regiões Centro e Norte do país.
O donativo destina-se ao financiamento do desenvolvimento do projecto integrado de estradas rurais, disse Ana Comoana, porta-voz do Conselho de Ministros.
As áreas cobertas pelo projecto são a reabilitação e manutenção de estradas, pontes e valas de drenagem nas províncias de Nampula e Cabo Delgado, no Norte, Manica e Sofala, no Centro.
O projecto vai ainda cobrir o serviço piloto de melhoria de transporte rural, capacitação de instituições e técnicas e emergência, em caso de necessidade.
Outro donativo esta terça-feira ratificado entre o executivo e a ADI foi acordado em 18 de Novembro de 2019 e está orçado em 35 milhões de dólares.
A verba será destinada ao financiamento adicional do projecto de protecção social e apoio as emergências, inundações e ciclones, e cobre a área de capacitação técnica e fortalecimento institucional e serviços públicos.
O Governo ratificou ainda a resolução do acordo de 10 milhões de dólares entre o Banco Internacional para a Reconstrução e Desenvolvimento e a ADI para a protecção social e apoio às situações de emergência. (RM)