
Moçambique e Seychelles assinam instrumentos de cooperação

O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, recebeu hoje, no seu Gabinete de Trabalho, o seu homólogo das Seychelles, Danny Faure, que realiza uma visita de Estado ao país, com o objectivo de estreitar as relações de cooperação e amizade entre os dois países e povos.
Ainda hoje, os dois Chefes de Estado mantiveram conversações oficiais, que culminaram com a assinatura de vários instrumentos jurídicos, com destaque para o documento de Cooperação Geral, que vai estabelecer as formas de como os dois países vão trabalhar para a exequibilidade dos instrumentos jurídicos
Segundo o Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, José Pacheco, ainda houve a assinatura de instrumentos jurídicos de cooperação para as áreas de segurança marítima, segurança e ordem públicas, transportes e comunicações, com intenção de explorar as suas localizações geográficas para ligação com o resto do mundo, assim como as áreas de agricultura e pescas, que a Comissão Mista Bilateral vai ainda aprofundar os pontos de interesse para os dois países.
“A área de energia, cujo potencial em Moçambique é vasto, com destaque para os recursos hídricos, foi uma das áreas que mereceu a atenção dos dois estadistas, mas com atenção aos recursos emergentes como o gás, que quando iniciar a exploração, uma quota será exportada para as Seychelles”, disse o diplomata moçambicano.
A visita do estadista das Seychelles continua, e ainda hoje irá visitar a Assembleia da República e o Porto de Maputo. (PR)