
Moçambique e Portugal assinam treze instrumentos jurídicos em várias áreas

Moçambique Portugal assinam 13 instrumentos jurídicos em áreas de interesse comum, no quadro da cimeira luso-moçambicana, realizada esta quarta-feira, em Lisboa.
Entre os instrumentos rubricados destaca-se o memorando para o financiamento do fundo de apoio a recuperação e reconstrução das regiões afectadas pelos ciclones no país.
Prevê-se através deste fundo financiar nos próximos três anos, intervenções a curto e médio prazos tendentes a criação de sinergias entre acção humanitária e o processo de desenvolvimento.
Na componente da saúde, pretende-se melhorar o diagnóstico e tratamento das doenças oncológicas com o alargamento das acções de formação de profissionais desta área para os hospitais centrais da Beira e Nampula.
Foi também rubricado um memorando de prorrogação do prazo para a utilização de uma linha de crédito para a reabilitação e fiscalização de estradas em alguns trocos das províncias de Tete e Niassa.
A assinatura dos treze memorandos foi testemunhada pelo presidente da república Filipe Nyusi e o primeiro ministro português António Costa. (RM-Lisboa)