
Missão empresarial zimbabweana poderá visitar Moçambique este ano

Uma Delegação zimbabweana poderá escalar Moçambique, até Abril do corrente ano, para explorar oportunidades de investimentos no domínio agrícola na província de Gaza.
Interessa ao Zimbabwe o estabelecimento de parcerias para a produção do arroz destinado ao abastecimento do seu mercado e exportação.
O anuncio foi reiterado esta quarta-feira, em Maputo, pelo Embaixador do Zimbabwe em Moçambique, Douglas Nykayaramba, no âmbito da reunião com a Confederação das Associações Económicas de Moçambique –CTA.
Douglas Nykayaramba recordou que o empresariado zimbabweano despertou interesse em investir em Moçambique após a conferência internacional Estados Unidos África, havido o ano passado, em Maputo.
O diplomata zimbabweano explicou que após a sua participação no evento, o seu país estabeleceu encontros multifacetados com o então ministro da agricultura e segurança Alimentar, Higino de Marule, para a produção das culturas de arroz e milho.
Douglas Nykayaramba enfatizou o interesse especial do Zimbabwe no desenvolvimento da capacidade agrícola dos produtores nacionais.
E o Vice presidente da CTA, Castigo Nyamane, enfatiza que a transferência de tecnologia vai ser benéfica.
O Zimbábwe já foi um dos países mais economicamente prósperos da África meridional, mas desde 2000 encontra-se numa profunda crise, caracterizada por um alto índice de desemprego, pobreza e uma crónica escassez de combustíveis, alimentos e moedas estrangeiras. (RM)