
INE pretende reduzir o período de disponibilidade da informação estatística

O Instituto Nacional de Estatística (INE) realizou esta terça-feira, na cidade de Chimoio, em Manica, a décima reunião de planificação, tendo como principal desafio encontrar estratégias, para a redução do período de disponibilidade da informação estatística.
O director nacional de integração, coordenação e relações externas no INE, Cirilo Tembe disse que a celeridade na divulgação das operações estatísticas, vai permitir maior fiabilidade na concepção de políticas público-privadas, para o progresso do país.
Disse que a morosidade na divulgação de dados do Sistema Estatístico Nacional, decorre de factores como a disponibilidade de informação primária, a extensão territorial, entre outros.
Está em curso a criação duma plataforma para que a informação seja partilhada em tempo real entre os diferentes intervenientes nas operações estatísticas.
A Décima Reunião Nacional de Planificação do Sistema Estatístico Nacional decorreu sob lema: "Manter Estatísticas Oficiais Sempre Credíveis, Reflectindo padrões do Sistema Estatístico Internacional".
Entre vários temas do encontro, destaca-se o balanço de actividades do primeiro semestre, proposta do plano anual de actividades e orçamento para 2020 e ponto de situação das grandes operações estatísticas. (RM)