
Governo introduz novo Sistema de Educação Artística Profissional

O Ministério da Cultura e Turismo em coordenação com a Autoridade Nacional da Educação Profissional vai introduzir, este ano, um instrumento regulador específico para o ensino artístico vocacional em Moçambique.
A informação foi veiculada por Domingos Artur, Secretário Permanente do Ministério da Cultura e Turismo.
Domingos Artur, fez este pronunciamento, esta semana, na capital do País, durante a abertura oficial do ano lectivo de 2020 do ensino artístico público em Moçambique.
O Secretário Permanente disse que o objectivo é regulamentar a actividade da educação artística vocacional de acordo com os objectivos que o sector está a empreender na formação de talentos em arte e cultura vocacionais e acrescentou que o ensino artístico vocacional é uma das grandes prioridades na acção governativa em Moçambique e o sector da Cultura e Turismo reconhece que é através deste segmento é que se pode assegurar a perenidade das nossas tradições culturais.
Participaram nesta cerimónia os directores das escolas públicas das artes visuais, dança e música, estudantes, encarregados de educação, dentre outros convidados residentes em Maputo.
As instituições do Ensino Artístico e Vocacional têm por finalidade garantir aos cidadãos o acesso a uma formação científico – artística altamente qualificada para responder as necessidades de desenvolvimento sócio – cultural e económico do País, sendo essa essência do PQG, na componente cultural e da formação do capital humano, um desiderato que teve maior impulso com a aprovação pelo Governo da Política das Indústrias Culturais e Criativas.
Ainda no presente ano, Domingos Artur, disse que o seu Ministério vai introduzir um novo currículo de ensino assente em padrões de competência, orientado ao saber-fazer, de acordo com o formato vigente no sistema do ensino Técnico-Profissional. (RM)