
Governo elabora Plano de Acção Nacional de Combate ao Lixo Marinho

O Governo moçambicano está a elaborar um Plano de Acção Nacional para o Combate ao Lixo Marinho.
Pretende-se assim combater a poluição marinha e ainda de águas interiores como forma de preservação da biodiversidade.
O Presidente da República, Filipe Nyusi, justifica a pertinência do instrumento com a necessidade que Moçambique e o mundo têm de acabar com a exploração insustentável da biodiversidade.
O Chefe do Estado moçambicano falava esta quinta-feira, na abertura da primeira edição da Conferência Internacional Crescendo Azul que decorre numa altura em que o país se refaz da passagem dos ciclones IDAI e Kenneth que fustigaram as zonas centro e norte.
Primordial também deve ser a mobilização de recursos para o investimento no sector dos oceanos e, por isso, o Presidente da República, Filipe Nyusi, lança um apelo.
O Presidente das Seychelles é o convidado de honra da Conferência Crescendo Azul.
Danny Faure diz que o seu país tem muita experiência a partilhar no domínio da exploração sustentável do mar em benefício da economia.
A Conferência Crescendo Azul reúne mais de seiscentas individualidades que, até amanhã, vão debater sobre várias áreas transversais ligadas ao mar, tendo como finalidade criar uma plataforma de diálogo à volta da “Economia Azul”.
A8inda esta quinta-feira, foram realizadas várias sessões plenárias com destaque para o debate sobre o Transporte e Comércio Marítimo, Desafios da Pesca e Aquacultura e Energia Oceânica. (RM)