
Governo e parceiros removem pesticidas obsoletos no país

O governo moçambicano a Agência Global do Ambiente, estão a investir mais de três milhões de dólares, no projecto de remoção de pesticidas obsoletos no país.
O projecto, que conta com a assistência técnica do Fundo das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, FAO, prevê a remoção de duzentas oitenta e quatro toneladas de pesticidas obsoletos, até Setembro próximo.
Para o efeito, o governo contratou uma empresa inglesa, que está a trabalhar no processo, tendo até ao momento recolhido cerca de cento vente e cinco toneladas de pesticidas, que deverão ser transportados para Inglaterra, ainda este mês, para serem incinerados, em Setembro próximo.
O coordenador do projecto de remoção de pesticidas obsoletos em Moçambique, Kalid Cassamo, disse que o processo deverá ser concluído em Dezembro, com a destruição das restantes cento cinquenta e nove toneladas.
Segundo Cassamo, há necessidade de procurar outros fundos para continuar o processo de recolha e destruição dos pesticidas obsoletos e, também, trabalhar para ver criadas facilidades nacionais para eliminar os pesticidas, de forma local.
Kalid Cassamo referiu que o projecto vai reduzir o risco de contaminação de produtos agrícolas e não só. (RM)