
Comemora-se, esta quinta-feira, o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor

A comemoração foi instituída na XXVIII Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO),realizada entre 25 de Outubro a 16 de Novembro de 1995.
Importa frisar que a institucionalização do 23 de Abril prende-se com o facto de neste dia e ano de 1616 terem perecido proeminentes figuras da literatura mundial, nomeadamenteː Miguel de Cervantes, William Shakespeare e Carlos de La Vega. Associado a este aspecto, nesta data e em anos subsequentes, nasceram ou pereceram, igualmente, outros renomados escritores como Maurice Druon, Vladimir Nabokov, Josep Pla e Manuel Mejia Vallejo.
Neste contexto, o Ministério da Cultura e Turismo apela aos fazedores das artes e culturas e o público, em geral, para o reconhecimento da importância do Livro como instrumento de formação e veículo de transmissão de valores no seio da sociedade. De igual modo, todos cidadãos são incetivados a promover o gosto pela leitura, bem como associar-se a defesa e protecção dos direitos autorais.
Em Moçambique, as celebrações do Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor, realizam-se sob lema ː "Inovar Para um Futuro Verde".
O Ministério da Cultura e Turismo, saúda aos fazedores da artes e culturas e aos escritores e criadores, em particular, pela passagem desta data, reafirmando fazer das celebrações "Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor", momento de reflexão e da exaltação da criatividade, da literacia e de promoção do desenvolvimento integral do ser humano. (RM)