
Centro de Formação Jurídica e Judiciária desencadeia estudo para conhecer hábitos e costumes de grupos étnicos
O Centro de Formação Jurídica e Judiciária de Moçambique está a desencadear um estudo para conhecer os hábitos e costumes dos grupos étnicos existentes no país.
A directora da instituição, Elisa Samuel, disse esta segunda-feira, na cidade da Matola, província de Mapouto que o conhecimento profundo das comunidades pode contribuir para a construção de um Direito originalmente moçambicano.
"O que nós queremos é ver como é que as nossa comunidades se organizam, como é que resolvem os conflitos, como é que é tida a questão da tradição, quais são as etnias que existem, como é que cada uma delas vive e como é que se interrelacionam. Isto vai-nos permitir perceber melhor como e que podemos fazer com que haja esta articulação entre estas duas realidades. As nossas culturas, as nossas vivências não são más, nós temos que conhecê-las, legitimá-las e assim fazendo, estaremos a fazer aqui um caminho que se quer longo, que é o da construção de um verdadeiro direito moçambicano", disse a directora Centro de Formação Jurídica e Judiciária de Moçambique, Elisa Samuel.( RM)