Imprensa

BAD apresenta quadro estratégico de Investimento em Cadeia de Valor da Economia Azul

30/05/2019 08:23

O Governo de Moçambique acolheu durante os dias 23 e 24 de Maio em Maputo, a Conferência Crescendo Azul sob o lema “Exploração Sustentável e Compartilhada do Oceano”.

 O evento foi oficialmente lançado pelo Presidente da República, Filipe Nyusi e teve a participação de diversos stakeholders entre os quais Chefes de Estado, Ministros e decisores políticos do continente africano que se juntaram para criar estratégias para alavancar o potencial da Economia Azul.

Dirigindo a sessão de abertura, em nome do Presidente Adesina, o Professor Anthony Nyong, Director de Mudanças Climática e Crescimento Verde do Banco disse que "O Banco está a promover uma visão ambiciosa para apoiar os países como Moçambique, a construírem sistemas resilientes e auto-suficientes para a adaptação e gestão de riscos, como uma forma de dizer não às futuras catástrofes climáticas ".

O Banco fez-se representar, em várias sessões, incluindo a sessão dedicada á Energia Oceânica, onde o conteúdo local e o valor adicional para o desenvolvimento do Gás Natural foi enfatizado; participou no diálogo sobre iniciativas regionais da comunidade para o desenvolvimento da África Austral, sobre monitorização, controlo e vigilância, e contribuiu para o evento paralelo sobre oportunidades de negócios para o sector privado, organizado pela Confederação das Associações Economicas (CTA).

Paralamente, o Banco co-organizou com o Banco Mundial um evento de alto nível sobre “ Financiamento da Economia Azul” que foi presidido pelo Primeiro Ministro, Carlos Agostinho do Rosário.

O Evento teve como objectivo inicial, operacionalizar uma plataforma de diálogo permanente, que possa dar continuidade a esta iniciativa, e transforma-la em projectos específicos para o desenvolvimento de uma Economia Azul em Moçambique.

A equipe do Banco, liderada por Anthony Nyong e Pietro Toigo, representante do Banco em Moçambique, e composta por Fred Kabanda, Gestor das Indústrias Extractivas, Stephanie Simon, Oficial Sénior do Tesouro, Cesár Tique, Oficial Sénior de Agricultura e Ahmed Khan, Chefe do Sector Pesqueiro apresentou o quadro estratégico de investimento do Banco em cadeias de valor da economia azul; produtos inovadores de financiamento, tais como laços azuis e gestão integrada de recursos - para aproveitar recursos costeiros e marinhos através da Marinha de ordenamento- multi-usuário zoneamento económico, incluindo parques marinhos protegidos, portos azuis e empreendimentos de turismo ecológico.

Durante o encerramento da Sessão Paralela de alto nível, o Ministro da Economia e Finanças que também exerce o cargo de Governador do Banco enfatizou “África, e em especial Moçambique, precisam investir na resiliência da sua economia azul e mobilizar produtos financeiros inovadores". (RM)