PR mantém encontros com homólogo ruandês e com altos responsáveis de instituições financeiras internacionais
O Presidente da República, Filipe Nyusi, manteve esta quinta-feira encontros com o seu homólogo ruandês Paul Kagamé, e com altos responsáveis de diversas instituições financeiras internacionais.
São encontros mantidos à margem da Décima-primeira edição do Africa CEO Fórum Ruanda 2024, uma cimeira económica de gestores de topo das maiores empresas que operam em África, que decorre, na capital ruandesa, Kigali.
Em relação ao encontro entre os presidentes de Moçambique e do Ruanda, ainda não são conhecidos os detalhes, mas sabe-se que há interesse em reforçar os laços de amizade e de cooperação; trocar pontos de vista sobre a situação interna, da África austral e Oriental, do continente africano e do mundo em geral.
Relativamente aos altos responsáveis de instituições financeiras, o Presidente da República, Filipe Nyusi, recebeu em audiência, Amir Bem Ahmed, Presidente do Conselho de Administração do Jeune Afrique, um grupo de Media africano, organizador do Africa CEO Forum; Makhtar Diop, Director Geral do IFC, Cooperação Financeira Internacional, uma instituição do Banco Mundial; e Sidi Ould Tah, Presidente do Banco Árabe do Desenvolvimento Económico de África.
No fim da audiência, Amir Bem Ahmed, PCA do grupo de Media, Jeune Afrique, destacou que é seu interesse ver Moçambique que participa pela primeira vez neste evento, nos próximos anos a acolher o Africa CEO Fórum.
Para já o próximo África CEO Fórum volta a realizar-se em Abidjan, na Costa do Marfim, indicou Amir Bem Ahmed, PCA do Jeune Afrique.
Já o Director Geral do IFC, Cooperação Financeira Internacional, Maktar Diop, disse ter discutido com o Presidente Nyusi, o financiamento a diversas áreas de desenvolvimento, até porque recebeu um convite, para brevemente visitar o país.
Por seu turno, o Presidente do Banco Árabe do Desenvolvimento Económico de África, Sidi Ould Tah, disse que revisitaram com o Chefe do Estado, a cooperação entre Moçambique e esta instituição financeira e manifestou o compromisso de continuar a apoiar o país em várias áreas de desenvolvimento.
Na abertura desta cimeira, o anfitrião, o Presidente ruandês, Paul Kagame, defendeu a união entre os países africanos e a partilha de recursos, rumo ao desenvolvimento do continente. (RM)