Presidência da República

Presidente da República na Ilha do Sal para a Cimeira da CPLP

20/07/2018 12:55

Ilha do Sal (Cabo Verde), 17 de Julho de 2018 - O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, já se encontra na Ilha do Sal, República de Cabo Verde desde o dia 16 de Julho de 2018, para participar na XII Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da CPLP, que decorrerá sob o lema “As pessoas, a cultura e oceanos”.

À sua chegada no Aeroporto Amílcar Cabral, o Chefe do Estado moçambicano foi recebido pelo seu homólogo de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, que na ocasião desejou-lhe boas vindas ao país, seguido de honras militares.

A cimeira tem como um dos focos a questão a mobilidade dos cidadãos no espaço da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, CPLP.

O Governo de Moçambique entende que a mobilidade no espaço da CPLP é um processo, e entende que a implementação deve observar a legislação de cada um dos Estados-membros.

De recordar que o primeiro dia da cimeira coincide com o aniversário da organização, criada há 22 anos. Estão presentes no evento os chefes de Estados-membros, nomeadamente Moçambique, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Brasil, Portugal e São Tomé e Príncipe, com a excepção de Timor Leste.