Presidência da República

Presidente da República desembarca em Kigali

20/07/2018 13:24

Kigali (Ruanda), 19 de Julho de 2018 – O  Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi,chegou hoje à Ruanda para uma Visita de Estado de três dias. À sua chegada ao Aeroporto Internacional de Kigali, o Chefe do Estado moçambicano foi recebido pelo Presidente Kagame, acompanhado por altos funcionários do governo.

O Presidente Nyusi iniciou esta visita escalando a Zona Econômica Especial de Kigali, onde, para além de uma explicação geral sobre o projecto, teve também uma visita guiada à Fábrica de Alimentos Fortificados. 

O programa do Presidente da República ficou completo com a sua participação num Banquete do Estado, no Convention Center de Kigali, em sua honra, oferecido pelo Presidente da República do Ruanda, Paul Kagame.

Na sua intervenção, o Presidente Kagame reconheceu a hospitalidade do povo moçambicano durante a sua última visita a Moçambique, desejando uma boa estadia ao Presidente Nyusi e à sua delegação.

“Ruanda e Moçambique têm uma trajectória comum da luta pela libertação, assim como uma visão comum sobre a necessidade da integração africana. Os nossos países têm hoje a liberdade de traçarem o seu caminho. A nossa responsabilidade hoje é atingir a estabilidade, prosperidade, segurança e dignidade para os nossos cidadaãos, e esperamos que a nova geração tenha a responsabilidade se sustentar essas conquistas”, disse.

O Presidente Nyusi, por sua vez, agradeceu a recepção calorosa do povo e do Governo de Ruanda, e disse esperar que os dois povos fortifiquem aquilo que os une, e caminhem juntos para um futuro de prosperidade e bem-estar dos seus cidadãos.

“As nossas relações vem ganhando ímpeto nos  últimos anos, e isso nos dá razão para prosseguirmos com a nossa cooperação, sempre focados nas vantagens comparativas dos dois países”, disse o estadista moçambicano.

O Presidente Nyusi aludiu ao facto de cidadãos ruandeses estarem em Moçambique, onde desenvolvem suas actividades de uma forma pacífica, e que há alguns que manifestaram a vontade de regressarem ao seu país.

No segundo dia da sua visita, o Presidente Filipe Nyusi prestará homenagem às vítimas do Genocídio de 1994, no Memorial do Genocídio de Kigali; assim como manterá conversações bilaterais com o seu anfitrião. Também visitará a Casa das Telecomunicações, o Museu do Palácio do Rei, no Distrito de Nyanza, para além de escalar o Posto Fronteiriço de La Cariche em Rubavu.

Os dois países desfrutam de relações bilaterais louváveis, ​​com acordos de cooperação em áreas relacionadas com a agricultura e o transporte aéreo, assim como no comércio, entre outras áreas.