Governo garante gestão responsável das mais-valias da exploração dos hidrocarbonetos
O Ministro da Economia e Finanças garante que o Estado está a gerir com responsabilidade as mais-valias obtidas com o negócio dos hidrocarbonetos.
Adriano Maleiane sublinha que a aplicação do dinheiro está a ser feita dentro da legalidade e aliada aos projectos de desenvolvimento do país.
O dirigente falava em Maputo, à margem da apresentação dos resultados da Pesquisa Sobre o Sector Bancário, elaborada pela KPMG e pela Associação moçambicana de bancos, AMB.
Relativamente a pesquisa, Maleiane referiu que o estudo reflecte a dinâmica da economia nacional, e incentivou aos bancos a cultivarem permanentemente a cultura de transparência na execução das suas actividades como forma de reforçar a confiança no sistema financeiro nacional.
Na ocasião, o vice-governador do Banco de Moçambique, Victor GOMES, referiu que o Banco Central prevê uma considerável recuperação económica em 2020, mercê da estabilização da economia nacional.
Já o Presidente da Associação Moçambicana de Bancos, AMB, citando a pesquisa, recordou que no geral, os dados de 2018 foram positivos, mas nem tudo correu como o desejado. (RM)