Imprensa

PR e em exercício da SADC dirige lançamento oficial da missão regional da Força em Estado de Alerta

09/08/2021 09:33
PR e em exercício da SADC dirige lançamento oficial da missão regional da Força em Estado de Alerta

O Chefe do Estado e Presidente em Exercício da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), Filipe Nyusi, recebe, este domingo, na cidade de Pemba, o seu homólogo do Botswana, Mokgweetsi Masisi, na qualidade de Presidente em Exercício do Órgão de Cooperação nas áreas de Defesa e Segurança da SADC.

Um comunicado da Presidência da República recebido na nossa redacção, indica que os dois estadistas irão proceder, esta segunda-feira, na cidade de Pemba, ao Lançamento oficial da Força em Estado de Alerta da SADC, contingente que integra as Forças de Defesa e Segurança da África do Sul, Botswana, Angola, Lesotho e Tanzânia, nas especialidades de forças terrestres, navais, aéreas, inteligência, logística, entre outros.

Segundo o documento, o acto irá constituir o ponto mais alto da materialização das decisões da Cimeira Extraordinária da SADC realizada em Maputo, a 23 de Junho de 2021, e assinala a plena prontidão para o desdobramento no Teatro Operacional Norte, no sentido de apoiar Moçambique no combate ao terrorismo e extremismo violento que assola alguns distritos da província de Cabo Delgado, com impacto no país e na região.

O Presidente da República, e Comandante-Chefe das Forças de Defesa e Segurança (FDS), Filipe Nyusi, trabalha desde o último sábado na província de Cabo Delgado em diversas posições das FDS, onde para além de aferir a moral, inteira-se das condições operativas e logísticas das FDS, de modo a garantir a sua prontidão para a missão da defesa da pátria e da soberania.

Refira-se que neste momento, o exército moçambicano, em coordenação com as Forças ruandesas, regista avanços significativos na ocupação de importantes bases dos terroristas, com registo de pesadas baixas do lado inimigo, o que permite a retoma da normalidade nas áreas outrora consideradas de risco. (RM).