Imprensa

Filipe Nyusi exige melhor coordenação entre forças destacadas para combater o terrorismo em C. Delgado

10/08/2021 11:32
Filipe Nyusi exige melhor coordenação entre forças destacadas para combater o terrorismo em C. Delgado

O Chefe de Estado Moçambicano e Presidente em exercício da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), Filipe Nyusi, exige melhor coordenação no terreno entre as forças destacadas para combater o grupo terrorista que actua na província de Cabo Delgado.

Filipe Nyusi exige igualmente o respeito pelos direitos humanos e um relacionamento satisfatório com as comunidades locais.

O Estadista moçambicano e Presidente em exercício da SADC falava, esta segunda-feira em Cabo Delgado, na cerimónia de lançamento da força em estado de alerta da SADC.            

“Exigimos mais comunicação e troca de informações operativas no terreno, maior disciplina e respeito pelas vidas humanas. Reforcem as suas relações com as comunidades, através do apoio humano directo aos necessitados sempre que puderem dar. Temos a confiança que não há lugar a descoordenação e os comandantes no terreno, já confirmaram que tudo está assente para o melhor entrosamento e articulação entre os contingentes empenhados”, frisou.

Filipe Nyusi recordou que o envio da força em estado de alerta da SADC traduz a determinação colectiva do bloco regional em enfrentar o terrorismo, com vista a restabelecer a tranquilidade e estabilidade como garante do desenvolvimento económico. (RM)