Presidência da República

“Esta é mais uma vitória para o povo moçambicano” – Presidente da República

09/08/2017 12:07

Tambara, 04 de Agosto de 2017 - O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, disse, durante o comício popular que orientou em Nhancalabo, no Distrito de Tambara, que a inauguração da ponte sobre o rio Muira constitui mais uma vitória para o povo moçambicano, porque vai alavancar o desenvolvimento do distrito Tambara e de Moçambique, em geral.

Para o Chefe do Estado, a ponte ora inaugurada se reveste de grande importância, porque vai aliviar o sofrimento da população que na época chuvosa ficava isolada do resto do país devido ao transbordo do rio Muira.

“O empreendimento garante, não só a circulação segura e cómoda em todas épocas do ano entre os distritos de Guro e Tambara, mas também permite a ligação entre as províncias de Manica e Tete incluindo os países do hinterland, nomeadamente o Malawi e Zimbabwe”, disse o Presidente Nyusi.
A ponte em questão, é uma infra-estrutura com 310 metros de comprimento e 11 de largura, avaliada em 130.6 milhões de meticais, cujas obras incluíram a construção de aterros, protecção dos taludes dos acessos e a pavimentação das pistas da ponte e dos 100 metros de acesso de cada lado, totalmente financiada pelo Governo de Moçambique.

As obras iniciaram em Março de 2014 e tiveram a duração de 24 meses. Depois seguiram – se trabalhos complementares como asfaltagem da ponte sobre o tabuleiro. No projecto também foram erguidas outras quatro sobre os rios Chidje-Mangale, com 40 metros; Tsanzabuè com 60 metros; Nhandima e Nhancheché com 50 metros cada uma.

Nyusi disse que a concretização do empreendimento materializa o compromisso do governo em focalizar a sua acção na busca de soluções para os desafios e obstáculos que entravam o desenvolvimento económico e social do país.
“Hoje viemos celebrar mais uma vitória do povo moçambicano. Uma delas é esta que estamos e testemunhar. Essa infra-estrutura vai reduzir o sofrimento da população que na época chuvosa ficava isolada do resto do país. Por isso festejamos, porque prometemos e hoje temos aqui a ponte”, disse o Presidente da República.

Na ocasião, o presidente afirmou ainda que o governo continuará a mobilizar mais recursos para resolver os problemas da população tal como aconteceu com o rio Muira. A asfaltagem a estrada que liga o distrito de Guro (Manica) com a de Chemba, na província de Sofala consta das prioridades do governo, mas para o efeito é necessário criar condições para a execução.

“Quando passamos por aqui em 2014 prometemos melhorar a estrada com a construção da ponte. Aqui está. O sonho tornou-se realidade. O que importa é que se faça melhor uso para conservação da infra-estrutura”. Lembrou o Chefe do Estado.

A abertura da ponte sobre o rio Muira garante a passagem de pessoas e bens de e para o distrito de Tambara em todas épocas do ano contrariamente ao que acontecia no passado em que o movimento dependia do comportamento do caudal daquele curso de água.