Imprensa

Tete: Constituído gabinete do projecto da barragem de MPanda Nkuwa

Tete: Constituído gabinete do projecto da barragem de MPanda Nkuwa

Já foi criado o Gabinete do projecto MPanda Nkuwa, na província de tete, uma barragem que vai reforçar a capacidade de energia eléctrica na linha de transporte Tete-Maputo.

O Gabinete é constituído por um director que já está em operação e um consultor que nos próximos doze anos deverá rever o projecto, concebido em 2008 por diversos consórcios.

Numa primeira fase o respectivo gabinete vai dedicar-se à análise da viabilidade do projecto a partir do estudo de impacto ambiental, hidrológico, entre outros elementos.

Concluído o estudo, vão iniciar os trabalhos de construção da barragem da Mpanda Nkwa na província de Tete, num período de 5 anos.

"A linha de transporte de energia eléctrica da futura barragem tem  a vantagem, porque ela passa  ao longo da  costa, vai permitir a ligação à Matambo, passa por Inchope e vai reforçar todo o corredor do centro, vai passar por Vilankulo, que se vai beneficiar disso, passa por Chibuto, temos o projecto das areias pesadas de Chibuto e depois vai até Maputo", disse o vice-ministro dos Recursos Minerais de Energia, Augusto Fernando, a propósito do projecto Mpanda Nkwa na província de Tete. (RM Tete)