Imprensa

SENAMI arrecada 17 milhões de meticais na quadra festiva

SENAMI arrecada 17 milhões de meticais na quadra festiva

O SERVIÇO Nacional de Migração (SENAMI) arrecadou um total de 17 milhões de meticais, resultante de emissão de vistos de fronteira, durante a quadra festiva de 2017/2018, entre os dias 13 de Dezembro e 8 de Janeiro.

A informação foi tornada pública hoje em Maputo no balaço das actividades realizadas pelo SENAMI em 27 dias.

Segundo Cira Fernandes, porta-voz da SENAMI, este valor provem da cobrança de concessão de vistos a cidadãos de nacionalidades estrangeiras, que atravessaram em 44 postos de travessia instalados no país e habilitados a emitir visto, e da atracagem de seis cruzeiros turísticos, no Porto de Maputo, provenientes de Durban e Cap Town, África do Sul; Zinzibar, Tanzânia e das Ilhas Reuniões. 

“Do número de vistos concedidos aos estrangeiros, o destaque foi para as nacionalidades britânica, americana e brasileira. As províncias com mais vistos emitidos são Maputo-cidade, Maputo província, Inhambane e Cabo Delgado”- disse a fonte.

Cira Fernandes acrescentou que durante o período em análise os postos fronteiriços em todo país registaram a travessias de 730.828 viajantes, o que mostra acréscimo de 1 porcento do número previsto de 724.597.

O SENAMI informa aos cidadãos estrangeiros que entraram no território nacional com visto de fronteira, que apenas é valido por duas entradas, com permanência de 30 dias, não prorrogáveis.