Imprensa

Rádio Moçambique: Tudo a postos para a divulgação de dados durante a contagem de votos das Eleições

Rádio Moçambique: Tudo a postos para a divulgação de dados durante a contagem de votos das Eleições

A Rádio Moçambique garante que estão criadas as condições para a divulgação de dados, durante a contagem de votos das eleições da próxima terça-feira. 

Para uma melhor cobertura e divulgação do processo, a RM instalou um sistema informático que permite recolher dados estatísticos e informar ao ouvinte, sobre a tendência de voto, em vários pontos do país.

O Presidente do Conselho de Administração da Rádio Moçambique, Abdul Naguibo, disse que, pela complexidade do processo, a empresa investiu no aprimoramento do sistema, para garantir mais transparência, durante a divulgação parcial dos resultados da votação.

"A RM é o órgão público que prende a atenção a grande maioria dos moçambicanos quando estamos nesta fase de divulgação dos resultados. Esta plataforma que hoje foi aqui testada nos dá a garantia de que o trabalho que se pretende no dia 15 de Outubro, a seguir a votação irá ocorrer. Melhoramos bastante na modernização do sistema e estamos convencidos que pelas nossas contas, no dia em que iremos dedicar a chamada maratona informativa, na grande noite informativa, estaremos em condições de dar uma informação à altura do que esteja a acontecer no terreno, disse.

Este ano, a RM vai introduzir a figura de realizador e assistente de sonorização durante a Maratona Informativa no dia da contagem dos votos.

Trata-se de profissionais que irão garantir o equilíbrio na intervenção dos repórteres que estiverem no terreno. ( RM)