Imprensa

Presidente da República recebe felicitações da directora executiva da ONUSIDA

Presidente da República recebe felicitações da directora executiva da ONUSIDA

O Presidente da República, Filipe Nyusi, recebeu felicitações da directora executiva do Programa das Nações Unidas sobre HIV-SIDA, ONUSIDA, pela reeleição ao cargo, no escrutínio de Outubro passado.

Winnie Byanyima deixou ficar as felicitações na audiência que lhe foi concedida esta segunda-feira pelo estadista moçambicano, na capital ruandesa, Kigali.

Falando a jornalistas após o encontro, a directora executiva da ONUSIDA diz ter congratulado Filipe Nyusi pela assinatura do acordo de paz e reconciliação no quadro dos esforços de pacificação do país.

Byanyima diz também ter discutido com o chefe de estado moçambicano a questão da mobilização de recursos para apoiar o país que enfrenta desafios de vária ordem:

Tradução: Falamos de como continuar a mobilizar a comunidade internacional a apoiar Moçambique, que enfrenta os desafios dos ciclones, das mortes e da pobreza. Moçambique ainda necessita de apoios e eu comprometi-me a fazer o meu máximo para ajudar na mobilização de recursos para Moçambique.

Sobre o flagelo do SIDA, Winnie Byanyima diz que abordou, com o presidente, como persuadir sobretudo os homens a aderirem á testagem e ao tratamento:

Tradução: Falamos também sobre os homens, sobretudo os mais jovens, que não aderem á testagem ou que não permanecem no tratamento. Falamos de como persuadir os homens a aderirem á testagem e a seguirem o tratamento. Discutimos também como é que a comunidade pode ajudar nesta tarefa e na remoção de barreiras que impedem as pessoas de fazerem o tratamento. Mas a grande questão para nos é a prevenção.

A directora executiva da ONUSIDA diz apreciar os esforços de Moçambique, sobretudo do presidente Filipe Nyusi, na questão do empoderamento da mulher:

Tradução: Obviamente que congratulei o presidente sobre o contributo da mulher em Moçambique. Tenho conhecimento sobre o grande contributo que a mulher tem dado ao desenvolvimento de Moçambique. Acredito que trabalhando juntos, mulher moçambicana e a ONUSIDA, podemos vencer o SIDA.

O encontro entre o presidente moçambicano e a directora executiva da ONUSIDA aconteceu, em Kigali, a margem da vigésima conferência internacional contra o sida e infecções de transmissão sexual em África, que esta terça-feira cumpre o segundo dia. (RM-Kigali)