Imprensa

Presidente da República avalia positivamente o desenvolvimento de Tete

Presidente da República avalia positivamente o desenvolvimento de Tete

O Presidente da República, Filipe Nyusi, disse estar encorajado com os índices de desenvolvimento que a província de Tete registou, durante o quinquénio prestes e findar.

Segundo o Presidente da República, apesar das adversidades registadas, a província conseguiu manter os níveis de produção, principalmente da batata-doce, feijões, milho, entre outras.

O Chefe de Estado falava no distrito de Zobwe, na sessão do governo provincial de Tete, alargada aos presidentes dos conselhos autárquicos, administradores distritais e outras lideranças, acto que marcou o fim da sua visita de dois dias àquele ponto do país.

Filipe Nyusi referiu-se aos níveis de comercialização na província de Tete que, segundo ele, houve melhorias.

No ano passado, segundo o Presidente da República, a província comercializou mais de um milhão de toneladas, contra setecentas e cinquenta e oito de dois mil e quinze.

Outro sector que registou progressos, neste quinquénio, é o de recursos minerais e energia, concretamente na componente electrificação rural.

Ainda assim, o Presidente Filipe Nyusi disse haver ainda desafios.

O governador de Tete, Paulo Auade, disse no seu informe que o Plano Económico e Social de 2018 foi implementado num contexto socioeconómico não favorável.

Segundo Auade, houve melhoria significativa no desempenho global da economia da província, com destaque para a pesca, aquacultura e actividades relacionadas com o aumento das quantidades da pesca semi-industrial e do sector artesanal, indústria de extracção mineira, pelo volume de produção do carvão Coque, alojamento e restauração e serviços da administração pública e autárquica. (RM)