Imprensa

Parlamento aprova Plano Económico e Social e o Orçamento do Estado para 2019

Parlamento aprova Plano Económico e Social e o Orçamento do Estado para 2019

O Parlamento aprovou, esta quinta-feira, em definitivo, o Plano Económico e Social e o respectivo Orçamento para o ano económico de 2019.

O documento foi aprovado pelo voto da maioria da bancada parlamentar da Frelimo, visto que as duas bancadas da oposição, a Renamo e o MDM, votaram contra.

O instrumento, avaliado em mais de trezentos e quarenta mil milhões de meticais, é o último do Programa Quinquenal do Governo 2015/2019.

Para o seu financiamento, o governo disse que vai recorrer à diversificação da economia e recursos externos, de modo a evitar o endividamento interno.

O Orçamento do estado foi aprovado com um défice de pouco mais de noventa mil milhões de meticais.

O Primeiro-Ministro, Carlos Agostinho do Rosário, disse que o instrumento ora aprovado vai permitir a operacionalização do Plano Quinquenal do Governo, um instrumento através do qual o executivo ira, no próximo ano, continuar a melhorar as condições de vida do povo moçambicano, nomeadamente no desenvolvimento das áreas da educação, saúde em infra-estruturas.

O ministro da Economia e Finanças, Adriano Maleiane, disse que o passo a seguir é a elaboração dos instrumentos para a execução do Orçamento.(RM)