Imprensa

PR promete reabilitação total do Hospital Provincial de Lichinga

PR promete reabilitação total do Hospital Provincial de Lichinga

O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, fez hoje uma visita surpresa ao Hospital Provincial de Lichinga, capital provincial de Niassa.

O estadista moçambicano, aterrou perto das nove horas desta manhã no Aeroporto de Lichinga, e logo de seguida rumou ao hospital local. No local, o Presidente da República, visitou diversas unidades, dentre as quais, a Sala dos Cuidados Intensivos, a sala do Raio X, o Banco de Socorros, diversa especialidades de medicina, assim como a pediatria. 

Após uma visita de sensivelmente meia hora, o Chefe do Estado, falou à imprensa sobre o objectivo da visita, tendo dito tratar-se de uma visita normal para saber o ponto de situação daquela unidade hospitalar, e anunciar que está para breve o arranque das obras de requalificação do hospital, cujas obras poderão custar ao Estado moçambicano, cerca de 7 milhões de dólares norte-americano. 

Todavia, o Presidente Nyusi manifestou a sua preocupação perante as condições em que são atendidos os pacientes, assim como as condições em que se encontra o próprio hospital. Refira-se que só o Banco de Socorros do Hospital Provincial de Lichinga, atende por dia mais de 120 pacientes e o Hospital no geral mais de 250.

(PR)