Imprensa

Ministro José Pacheco no encontro dos homólogos africanos e nórdicos

Ministro José Pacheco no encontro dos homólogos africanos e nórdicos

O Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, José Condugua António Pacheco, vai participar esta quinta e sexta-feira, em Dar-Es-Salam, Tanzania, nas 18ªs Consultas Informais dos Ministros dos Negócios Estrangeiros Africanos e Nórdicos.

No encontro, que será dirigido pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros da Tanzânia, Palamagamba J.AM Kabuti, os chefes da diplomacia africana e nórdica vão debruçar-se sobre os seguintes temas: o Desafio das Mudanças Climáticas e Objectivos do Desenvolvimento Sustentável;  a Promoção da Paz e Segurança; e a promoção  da cooperação no comércio,  investimento e a prestação  de serviços  para o desenvolvimento sustentável.

A participação do Ministro José Pacheco nas Consultas Informais visa o reforço e consolidação das relações entre Moçambique e os países nórdicos, bem como com os países africanos membros do fórum e o aprofundamento do diálogo político construtivo.

Em Dar-Es-Salam, o Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação vai manter encontros bilaterais com os homólogos de Tanzânia, Noruega, Dinamarca, Suécia e Islândia.

O encontro de Dar-Es-Salam conta com a participação de 29 governantes africanos e cinco nórdicos. (RM)