Imprensa

Governo reitera envolvimento de todos na melhoria da qualidade de ensino

Governo reitera envolvimento de todos na melhoria da qualidade de ensino

O Governo reitera que a melhoria da Qualidade de Ensino e aprendizagem no país exige o envolvimento de todos os actores sociais.

A ideia foi defendida esta sexta-feira, em Maputo, pelo Primeiro-ministro, Carlos Agostinho do Rosário, na abertura solene do ano lectivo 2019.

O envolvimento activo de pais e encarregados de educação em todo o processo de educação dos alunos, afigura se como fundamental para o bom aproveitamento escolar.

Segundo o Primeiro-ministro, o executivo está determinado em continuar a desenvolver acções que visam assegurar o ensino de qualidade a todos os moçambicanos, salientando que foi nesta perspectiva, que o governo fez a revisão da lei do Sistema nacional de educação.

As cerimónias centrais tiveram lugar na escola Primaria Completa Magoanine B, na cidade de Maputo, sob o lema: Por uma educação Inclusiva competitiva e de Qualidade.

A Ministra de educação e Desenvolvimento Humano Conceita Sortane, disse que para o presente ano lectivo, estão inscritos Sete milhões e 500 mil alunos, dos quais um milhão de crianças ingressam ao ensino pela primeira vez.

Alias, Conceita Sortane disse que a cifra representa um crescimento de 3,7 por cento em relação ao ano lectivo 2018.

Durante a cerimónia, foram premiados melhores professores, alunos que se destacaram em 2018 e entrega simbólica de carteiras escolares. (RM)