Imprensa

Governo garante pagamento da dívida aos fornecedores do sector privado

Governo garante pagamento da dívida aos fornecedores do sector privado

No período compreendido entre Outubro corrente e Dezembro, o governo vai pagar todas as dívidas aos fornecedores do sector privado, contraídas entre 2007 e 2016. O valor da dívida validada é de mais de dez mil milhões de meticais, a nível central, e de mais de 700 milhões, a nível provincial.

O Ministro da Economia e Finanças, Adriano Maleiane, explicou que todos os fornecedores cuja divida não excede os 60 milhões de meticais serão pagos de uma única vez.

Adriano Maleiane falava num encontro com o sector privado, onde disse que, para as dívidas que excedem os 60 milhões de meticais, o governo vai pagar de imediato dez por cento, e o remanescente será liquidado de forma faseada.

A dívida validade, que será paga no período em alusão, constitui 56 por cento dos mais de 19 mil milhões de meticais que o governo deve ao sector privado.

Maleiane disse que os cerca de 6,7 mil milhões de meticais que foram colocados de fora estão em processo de análise, devido a irregularidades detectadas pelos peritos que fizeram o levantamento da dívida.

Já o Presidente da Confederação das Associações Económicas de Moçambique, Agostinho Vuma, saudou o esforço do governo no pagamento das dívidas, e expressou preocupação com o pagamento dos 44 por cento ainda não validados.

Agostinho Vuma alertou os empresários a serem mais atentos à legislação, para que os seus contratos com o Estado não tenham irregularidades. (RM)