Imprensa

Frelimo fala de firmeza e visão do Estado de Nyusi

Frelimo fala de firmeza e visão do Estado de Nyusi

A comissão Política da Frelimo, reunida na última quarta-feira na sua II sessão extraordinária para analisar a actual situação política, económica e social do país e do mundo, endereçou uma saudação especial ao Presidente do partido e da República, Filipe Nyusi, pela condução do processo do diálogo com firmeza e visão de Estado.

Através de um comunicado enviado à nossa Redacção, este órgão do partido no poder considera queos históricos consensos alcançados no processo de diálogo com o líder da Renamo, Afonso Dhlakama, representam um decisivo passo na busca de uma paz efectiva e duradoura, factor determinante para o desenvolvimento do país.

Entende ainda a Comissão Política da Frelimo que os consensos alcançados são fruto do envolvimento do povo moçambicano que, desde cedo, acreditou na dedicação do Presidente Nyusi na busca de uma paz efectiva.

Considera, por outro lado, que a revisão pontual da Constituição da República para acolher os consensos sobre a descentralização é um processo que resulta da dinâmica sociopolítica e da necessidade de responder aos anseios do povo e saúda ainda o facto de os entendimentos reafirmarem, com destaque, a República de Moçambique como Estado unitário.

“A Comissão Políticasaúda o camarada Presidente Filipe Nyusi pela sua direcção nas comemorações do 3 de Fevereiro, Dia dos Heróis Moçambicanos, tendo enaltecido o engajamento do povo moçambicano na valorização e honra desta data histórica, que imortaliza os feitos daqueles que lutaram por uma nação livre de qualquer forma de exploração”, pode-se ler na mensagem que congratula ainda o Governo pela abertura do ano lectivo/2018 e exorta os professores, pais e encarregados de educação e a sociedade em geral a continuarem a contribuir na formação de novas gerações para impulsionar o desenvolvimento económico e social do país.

Na mesma reunião, a Comissão Política da Frelimo apreciou a informação do Governo sobre o encontro realizado com o Painel de Peritos do Conselho de Segurança, relativa à implementação das resoluções das Nações Unidas sobre a questão da Coreia do Norte, e saudou o Executivo pela colaboração, encorajando-o a prosseguir com o trabalho com vista ao esclarecimento dos factos.

Entretanto, o órgão homologou a criação do Gabinete Central de Preparação de Eleições e considera este como um importante passo para a preparação da vitória da Frelimo e seus candidatos nos próximos pleitos eleitorais. 

A Comissão Políticaterminafelicitando a acção vigorosa das Forças de Defesa e Segurança na prevenção e combate ao crime, acidentes de viação, protecção das populações, bem como na manutenção da ordem, segurança e tranquilidade públicas em todo o território nacional.