Imprensa

Economia regista crescimento do BIP em 2,5 por cento

Economia regista crescimento do BIP em 2,5 por cento

O governo moçambicano diz que a economia moçambicana registou um crescimento do Produto Interno Bruto, em 2 vírgula cinco por cento no primeiro semestre deste ano.

Naquele período as receitas do estado ascenderam a um montante de mais de 104 mil milhões de meticais, correspondentes a uma realização do plano anual em 42 ponto oito por cento.

Foram estes e outros motivos que levaram o governo a provar o balanço do plano económico e social e o relatório de execução do orçamento do estado do primeiro semestre deste ano, um instrumento a ser submetido a assembleia da república.

O anúncio foi feito esta terça-feira em Maputo pela porta-voz da vigésima sexta sessão do conselho de ministros, Ana Comoana.

Segundo Ana Comoana apesar das calamidades naturais e particularmente dos ciclones IDAI e Kenneth que assolaram o país, o desempenho económico foi de um modo geral positivo.

Esta terça-feira, o conselho de ministros aprovou também a resolução que ractifica o acordo de donativo celebrado entre o governo moçambicano e a Associação der Desenvolvimento Internacional num montante de 40 milhões de dólares destinado ao financiamento do projecto de inclusão e estabilidade financeira.

O governo aprovou ainda o decreto sobre o regulamento do sistema nacional de educação que visa entre outros pontos estabelecer normas para o funcionamento dos diferentes subsistemas de ensino. (RM)