Imprensa

"Até 2030 todo o território nacional estará iluminado": Filipe Nyusi

"Até 2030 todo o território nacional estará iluminado": Filipe Nyusi

O Presidente da República, Filipe Nyusi, garante que todo o território nacional estará iluminado até 2030.

O Chefe de Estado falava esta segunda-feira, em Namialo, distrito de Meconta, durante a cerimónia de inauguração da sub-estação da rede eléctrica de Namialo.

A infra-estrutura, financiada pelo governo do Japão, no valor de dezanove milhões de dólares, compreende uma linha de cento e dez e trinta e três Kilovolts, com um transformador de quarenta Megavolts.

O projecto vai reforçar o transporte de energia e garantir maior disponibilidade e fiabilidade para as províncias de Nampula e Cabo Delgado.

Segundo Filipe Nyusi, até o fim deste ano, trinta e quatro por cento dos vinte e oito milhões de moçambicanos terão energia eléctrica.

"Até agora, conseguimos levar a energia aos cento e cinquenta e quatro sedes distritais e mais de duas centenas de postos administrativos" – afirmou o Presidente da República.

O Embaixador do Japão em Moçambique, Toshio Ikeda, disse que aquele empreendimento vai reforçar a capacidade de energia no Corredor de Nacala.

A infra-estrutura vai permitir a expansão da energia eléctrica para mais trinta e sete mil famílias da província de Nampula. (RM)