Imprensa

"Apoio da comunidade internacional à Moçambique deve continuar" – Joaquim Chissano

"Apoio da comunidade internacional à Moçambique deve continuar" – Joaquim Chissano

O antigo Presidente da República, Joaquim Chissano, apela a comunidade internacional para que continue a contribuir para fazer face aos prejuízos causados pelos ciclones Idai e Kenneth.

 Chissano fez o pedido, esta terça-feira em Portugal, à margem do lançamento da academia Sino-Lusófona na Universidade de Coimbra.

“ A ajuda até agora é insuficiente e falta muito, conforme os números que indiquei, vamos continuar a mobilizar essas ajudas”, disse.

Durante uma entrevista à RTP, Joaquim Chissano comentou também sobre o processo de desarmamento, desmobilização e reintegração dos homens armados da Renamo.

“Em Agosto, ambas partes vão concluir o processo. Já é bom porque fixaram-se já um prazo para concluir, não falta muita coisa. Como eu já disse, não há guerra mas é uma questão de ambas partes estarem satisfeitas, que não haverá um relapso à violência”, frisou.

 Na mesma entrevista, Joaquim Chissano manifestou o seu total apoio ao candidato de Frelimo às eleições presidenciais de 15 de Outubro próximo. (RM)