Imprensa

Mais recursos minerais aceleram desenvolvimento de Cabo Delgado

16/04/2018 09:12

A população da província de Cabo Delgado tem motivos de sobra para sorrir com a inauguração semana finda, pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, da fábrica de exploração e processamento de grafite de Balama, que se junta à de Ancuabe e às minas de rubi de Namanhumbir, em Montepuez, sem falar dos hidrocarbonetos da bacia do Rovuma, no distrito mais setentrional de Palma.

Aprocessadora de grafite, designada Twigg Mining, representa um investimento de capitais australianos, avaliado em 250 milhões de dólares americanos.

A mineradora emprega neste momento cerca de 650 trabalhadores, com planos de evoluir para 1000 quando funcionar na plenitude. Durante a fase de instalação, o número ultrapassou as mais de 2 mil pessoas, entre efectivos e sazonais, oriundas dos distritos circunvizinhos e do país em geral.

Na sua passagem por aquele distrito, a população pedira a Nyusi caso vencesse as eleições que facilitasse a criação de mais empresas para possibilitar o surgimento de postos de emprego, pedido prontamente respondido com a intervenção de investidores internacionais.

Segundo o Chefe de Estado, ao injectar o seu capital em Moçambique numa conjuntura económica internacional atípica, os australianos acreditam na franca recuperação económica que se regista, o que abre boas perspectivas para que mais países invistam no país no âmbito do projecto da sua industrialização.

Com a entrada em funcionamento desta fábrica, os moçambicanos e o país no seu todo saem a ganhar, pois as suas condições de vida vão melhorar. Também reflecte a confiança que os australianos têm na recuperação económica nacional neste momento caracterizado por muitos desafios, enfatizou.