Imprensa

Moçambique quer estreitar cooperação económica com a Zâmbia

05/04/2023 11:04

O Presidente da República, Filipe Nyusi, disse que Moçambique quer estreitar os laços de cooperação, sobretudo no domínio económico, com a República da Zâmbia. Filipe Nyusi falou em Maputo na conferência de imprensa no âmbito da visita do Presidente da Zâmbia, Hakainde Hichilema.

Na ocasião, disse que as conversações entre os dois países serviram para analisar a situação de paz e segurança em Moçambique e na região.

“Actualizei o presidente Hichilema por causa do problema do terrorismo, o nosso processo de DDR-Desmilitarização, Desmobilização e Reintegração de antigos guerrilheiros da Renamo e actualizei-o também sobre a nossa presidência rotativa no Conselho de Segurança das Nações Unidas. Foi bom também porque trocamos impressões, o Presidente vai presidir a troika do órgão já a partir de Agosto, na SADC e nós nos oferecemos para fazer parte da equipa que vai acompanhar porque temos desafios, como passamos revista a aspectos africanos e internacionais como é o caso da SADC que o presidente lhe interessa bastante, a situação de Eswatini e do Congo e mais aspectos que interessam para a segurança da nossa região, incluindo o Lesotho.

 Já o Presidente zambiano explicou que o seu país, na qualidade de membros da SADC, tudo fará para garantir a paz e tranquilidade em Moçambique, sobretudo no norte do país de modo a permitir o crescimento económico da região.

Entretanto, esta tarde, o Chede de Estado zambiano recebeu a Chave da Cidade de Maputo, numa cerimónia realizada no salão nobre do Conselho municipal da capital Maputo.

Na ocasião o presidente do Conselho Municipal de Maputo, Eneas Comiche, recordou que Lusaka e Maputo têm relações históricas estreitas de amizade e duradoiras, lembrando que foi em território zambiano, a 7 de Setembro de 1974, que foram assinados os Acordos de Lusaka, que preconizaram a independência total e completa de Moçambique. (RM)