Imprensa

Moçambique participa no fórum sobre uso de drones

16/04/2018 09:18

Moçambique vai participar no fórum sobre o uso de diversas tecnologias para efeitos de assistência humanitária. No evento, a decorrer em Nova Iorque, nos Estados Unidos da América, o país estará representado pelo Instituto Nacional de Gestão de Calamidades (INGC).

A participação de Moçambique no evento resulta de um projecto-piloto liderado pelo Programa Mundi­al da Alimentação (PMA) com vista a criação a nível global de um mecanismo de coordenação do uso de “drones” para fins de assistência humanitária, escreve a AIM, que refere tratar-se de um encontro que tem por finalidade a apre­sentação de lições apreendidas e as oportunidades surgidas no âmbito do mecanismo de coordenação de assistência humanitária que vem sendo liderado pelo PMA.

Moçambique foi convi­dado a partilhar as experiências colhidas ao longo do processo, os desafios e as oportunidades criadas no uso de “drones” para fins de assistência humanitária.

De acordo com António Beleza, oficial de informação no Centro Nacional Operativo de Emergência (CENOE), uma das questões a serem analisadas no encontro tem a ver com as melhores práticas e as oportuni­dades no uso de “drones” e de outras tecnologias digitais no contexto humanitário.